« Home | Entrada Livre para o jogo da manutenção » | Momento de viragem nas claques » | PORTIMONENSE x Olivais » | Mais uma desilusão... » | Deslocação ao Estoril - Nova oportunidade » | Feirense 2-0 Portimonense » | Portimonense 0-0 Vizela » | Entrada gratuita. » | Leixões 0-0 Portimonense » | Mentalidade Ultra - Ultras Spezia »

COMUNICADO

Chegou ao fim mais uma época desportiva, chegando a altura de fazer também um balanço do que foi feito pelos Ultras Marafados, e do que poderá o futuro trazer.

Os Ultras Marafados foram durante as passadas duas épocas "liderados" por um grupo de jovens que amam exclusivamente o Portimonense e dedicaram-se de corpo e alma em apoiar o clube e em dinamizar a claque de apoio. Não se tratava de uma direcção, pois nunca houve nenhum tipo de cargo, e este grupo sempre esteve aberto à entrada de novas pessoas.

Este grupo entendeu agora deixar em aberto esta liderança, esperando que apareçam novas ou antigas personalidades que consigam levar os Ultras Marafados a crescer mais. Temos consciência de dever cumprido, e queremos colaborar com quem vier passando assim a pasta. Gostaríamos que não se caísse num vazio como aconteceu em épocas anteriores, em que a claque deixou de marcar presença no Topo Sul do Estádio. Por isso, achamos que é a melhor altura para lançar este comunicado.

Depois de um ano muito intermitente, com a quase descida de divisão, a claque começou do zero na época 2005/2006, não tinha elementos activos, não tinha material em condições e tinha alguns poucos restos de artigos de marketing que poderiam ser vendidos. A primeira tarefa foi pintar aq faixa, que estava degradada (e dois anos depois já precisa de novo restauro), restaurou-se também algum material de apoio, tambores e megafones, e adquiriu-se novo material à medida que se iam obtendo receitas do quiosque montado à entrada do estádio. A partir daí o trabalho centrou-se essencialmente no trazer pessoas novas para a claque, e a meio da época a claque já contava com cerca de 30 elementos activos e 100 associados inscritos na secretaria, e que estavam empolgados por uma série boa de resultados. A partir daí foi a altura certa de investir nos novos cachecóis, um material de muito boa qualidade e que era aguardado por muitos. Foi também criado um novo site para a claque que dispõe de um forum de discussão e de um domínio registado. A época desportiva acabou por entrar em decadência, o que naturalmente reflectiu-se no crescimento da claque.

O ano desportivo 2006/07 começou com muita polémica, os problemas directivos, salários em atraso e tudo o que isso gerou, fizeram com que aquele grupo unido que se tinha juntado na época anterior, em grande parte, se dispersasse. Com os jogos a realizarem-se a mais de 60km de Portimão, mas mesmo assim foi de assinalar a persistência, e mesmo derrota atrás de derrota a claque continuou com muito boas presenças. De salientar as três deslocações efectuadas esta época, onde os Ultras Marafados conseguiram sempre "dar espetáculo" e suplantar-se às claques adversárias. Também no aspecto coreográfico a claque melhorou bastante, preparando os jogos com uma mentalidade ultra muito mais acentuada. Foram também sendo criados novos cânticos de modo a modernizar e aumentar o leque de musicas que já eram tradicionais. Foram feitas diversas faixas ao longo da época e foi usado material pirotécnico. O regresso ao Estádio do Portimonense pensou-se podia ter catapultado a equipa e consequentemente claque para outra dimensão, mas o final da época desmotivou completamente as pessoas e foi cada vez mais difícil juntar um bom numero de pessoas para o apoio.

Esta nova época que terá inicio dentro de meses é importantíssima para o futuro dos Marafados. O clube, com nova direcção está empenhado em conseguir outros resultados, e poderá também corresponder a outro nível aos apoios necessários à claque. Também a nova conjuntura das claques e as regras impostas pela Liga, trarão algumas necessidades de maior organização. É por isso que é necessário começar a preparar as coisas com a maior antecedencia possível, e é por isso esperamos que surja alguém com vontade de trabalhar, e com ideias novas.

Para finalizar queremos agradecer o apoio logístico dado pelas direcções do Portimonense com quem trabalhamos, ao Jorge Dias que mostrou sempre total disponibilidade para ajudar neste e noutros aspectos, e à Câmara de Portimão que esta época disponibilizou os autocarros para as deslocações. De resto, felizmente sempre fomos auto-suficientes e nunca precisamos de patrocínio financeiro de ninguém, e quem vier poderá continuar esse trabalho.

A Claque do Portimonense “Ultras Marafados”

Email: geral@ultrasmarafados.com
Site: www.ultrasmarafados.com